DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
: Este artigo busca analisar os desafios educacionais contemporâneos enfrentados em uma escola pública estadual de um município no Norte do Rio Grande do Sul. A construção do trabalho se realizou baseando-se nos obstáculos abordados na educação, a fim de investigar e procurar alternativas para os problemas apontados nos questionários com o objetivo de obter resultados satisfatórios. Desse modo, efetuou-se uma pesquisa qualitativa descritiva consistindo em leituras de livros e artigos científicos. Nesse sentido, o trabalho buscou compreender como a escola, indivíduo e sociedade se interligam constantemente. Assim, construiu-se um conjunto de perguntas com o intuito de diagnosticar os problemas enfrentados cotidianamente pelos educadores, levando em consideração a realidade escolar. Desta forma, observa-se que a sociedade está em constante mudança no âmbito social e tecnológico, onde o professor tem o papel de proporcionar o desenvolvimento do educando, para que o mesmo, tenha autonomia para superar os desafios encontrados no dia a dia.