CRIANÇAS PEQUENAS X TELAS E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS:

UM DEBATE A PARTIR DE MATÉRIAS DA REVISTA CRESCER

  • Elise de Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Tainara Paula Bavaresco Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/ Campus Chapecó
  • Tania Mara Bavaresco

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender e problematizar a discussão sobre a exposição de crianças pequenas a telas, tomando como artefato a Revista Crescer online, a partir da análise de matérias sobre o tema, apoiada por meio de uma revisão bibliográfica dos Estudos Culturais e Estudos da Infância. Para tanto, a metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (1977). Por meio do posicionamento e dos argumentos das matérias sobre a exposição de telas, foram construídas quatro categorias para a análise: “luminosidade”, “linguagem”, “corporeidade” e “rendimento escolar”, a partir de 25 matérias selecionadas, publicadas nos anos de 2014 a 2020. A pesquisa tem como finalidade contribuir com o debate nas escolas infantis, que pretendem auxiliar suas práticas pedagógicas, por meio da construção de uma argumentação sólida, a favor ou contra o uso de telas eletrônicas e tecnologias digitais.

Publicado
2021-07-13
Como Citar
Helene Moutinho Bernardo de Moraes, E., Paula Bavaresco, T. ., & Mara Bavaresco, T. (2021). CRIANÇAS PEQUENAS X TELAS E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS: : UM DEBATE A PARTIR DE MATÉRIAS DA REVISTA CRESCER. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 37-56. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/18