A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 E 7 ANOS ACERCA DA PROFISSÃO DO PROFESSOR

  • Celine Natali Daronch Tonial Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Educação, Sociedade, Professor

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar e compreender a percepção de crianças de 5 e 7 anos diante da figura do professor, entendendo a trajetória da profissão de educador em seu aspecto histórico e sua representatividade perante a sociedade brasileira contemporânea, além de constatar os fatores que motivam a atual situação de desvalorização e desprestígio. Para a pesquisa bibliográfica, buscou-se compreender quais os motivos que contribuíram para a situação atual. Desse modo, no primeiro capítulo serão evidenciados aspectos relacionados a trajetória histórica do professor. No segundo, evidencia-se as causas e motivos que levam a atual situação do educador, destacando os diferentes problemas enfrentados nesta profissão e as desvantagens e consequências que geram para a sociedade. Por último, alia-se às construções de pesquisa bibliográfica com uma pesquisa ação entre crianças de cinco e sete anos, podendo assim analisar as diferentes percepções no período da infância em relação ao professor, suas colocações, indagações e registros. Diante deste contexto, delimita-se também as possíveis soluções direcionadas a esta contextualização, o ressignificar do professor visto pelo olhar das crianças e a importante conscientização das dimensões políticas e sociais a respeito desta profissão de nobre valor e grande relevância para o cenário atual. 

Publicado
2021-07-13
Como Citar
Daronch Tonial, C. N. (2021). A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 E 7 ANOS ACERCA DA PROFISSÃO DO PROFESSOR. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 17-36. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/28