Pontos positivos e negativos no desenvolvimento do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático

  • Laíssa França Barbieri Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Aprendizagem. Projetos. Metodologias ativas.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar benefícios ou não do uso de metodologia ativa em um projeto desenvolvido por uma faculdade privada do interior do Rio Grande do Sul. Tal identificação se dá a partir da perspectiva dos discentes dos cursos Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com a participação de 150 alunos, por meio de um questionário com 16 questões cujas respostas seguiam a escala Likert. Como principal resultado no âmbito dos pontos positivos obteve-se o percentual de 57,3% dos alunos considera que a proposta metodológica colabora para sua formação, uma vez que o mesmo proporciona o contato com a realidade, facilitando a aprendizagem o que para os alunos isto se torna uma vantagem quando inseridos no mercado de trabalho. Por outro lado, a dificuldade em entender a proposta, a falta de tempo dos alunos e a falta de auxílio dos professores são os principais responsáveis pelas avaliações negativas do projeto. Assim, o estudo aponta que as metodologias ativas de aprendizagem, utilizadas no desenvolvimento de projetos apresenta tanto pontos positivos como pontos negativos, e que o papel do professor é fundamental para que de fato o projeto proposto aconteça de modo a ser um benefício à formação do estudante.

Publicado
2021-07-13
Como Citar
França Barbieri, L. (2021). Pontos positivos e negativos no desenvolvimento do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 57-69. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/30