OS PROFESSORES E A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS:

UM ESTADO DE CONHECIMENTO DAS PUBLICAÇÕES DE MARÇO A SETEMBRO DE 2020 NO BRASIL

  • Jonas Antônio Bertolassi Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Bruna Bordignon Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Emanuelly Wouters Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Palavras-chave: Estado do Conhecimento, Pandemia e Professores, 2020

Resumo

RESUMO: Em decorrência do Corona Vírus e com vistas a reduzir sua disseminação, medidas preventivas foram adotadas em todos os âmbitos sociais, incluindo o ensino remoto, que alterou a metodologia de ensino dos professores e hábitos da comunidade escolar. Uma forma de compreendermos esse contexto e superarmos as dificuldades decorrentes dessas mudanças é o compartilhamento de experiências da prática docente mediante produções acadêmicas. O presente artigo refere-se a um Estado de Conhecimento, tendo como objetivo investigar trabalhos publicados de março a setembro de 2020, com discussões correlacionadas aos professores e à pandemia. A metodologia consiste em localizar publicações mediante o tema preestabelecido, definindo uma plataforma de busca e delimitando o campo. A plataforma definida foi o Google Acadêmico e os descritores utilizados foram: professores e pandemia. Utilizamos a pesquisa avançada para localizar trabalhos em que os descritores estivessem apenas no título (allintittle). Após localizar os trabalhos, realizamos uma análise sistemática, dessa forma, ao escrever sobre os trabalhos estaremos enfatizando as percepções já delimitadas pelos respectivos autores. Como resultado imediato da busca, encontramos nove títulos e, ao aprofundar-nos neste número, cinco artigos publicados em revistas, três resumos apresentados em eventos e um Trabalho de Conclusão de Curso. Diante da investigação desenvolvida, foi possível realizar a descrição sobre cada um dos trabalhos. Dessa forma, concebemos que os artigos publicados sobre os professores e a Pandemia no ano de 2020, em maioria, referem-se às visões e opiniões dos professores sobre o ensino remoto/ensino a distância e empenham-se em ouvi-los sobre a prática docente neste cenário, bem como, desenvolvem reflexões e discussões sobre a prática educativa e os processo de formação de professores. Mediante o trabalho desenvolvido, podemos concluir que nosso objetivo foi alcançado, pois encontramos e descrevemos os artigos publicados em revistas no ano de 2020 sobre os professores e a Pandemia.

Biografia do Autor

Bruna Bordignon, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Auto Uruguai – IDEAU (2012-2015). Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade São Luís – Polo Erechim (2018-2019). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) – da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Erechim. E-mail: brunasbordignon@gmail.com

Emanuelly Wouters, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus Panambi (2015-2018). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Erechim. E-mail: emanuellywouters@gmail.com

Publicado
2021-07-13
Como Citar
Antônio Bertolassi, J., Sabaranski Bordignon, B. ., & Wouters Silva, E. . (2021). OS PROFESSORES E A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS: : UM ESTADO DE CONHECIMENTO DAS PUBLICAÇÕES DE MARÇO A SETEMBRO DE 2020 NO BRASIL. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 115-127. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/32