A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO POSSIBILIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO

  • Carina Turski IDEAU
  • Vitórya Zanatta Barroso
  • Rafaela Soares
  • Consuelo Cristine Piaia
  • Ana Paula Pinheiro
  • Gean Zimermann da Silva
  • Adriel Paulo Scolari
Palavras-chave: Edcucação, Tendências Pedagógicas, Educação Transformadora, Brasil

Resumo

A maneira como as ações pedagógicas são conduzidas no âmbito escolar, envolvem uma série de reflexões e objetivos, tornando assim, as práticas pedagógicas diversas no que diz respeito às suas intencionalidades e propósitos. O artigo apresenta um breve histórico da educação no Brasil, em que destacam-se as principais tendências pedagógicas utilizadas ao longo dos anos, dependendo do contexto histórico social e político vivenciado. Houve a necessidade da reestruturação do ensino, com o objetivo de ressignificar a prática docente através do processo de reflexão, conhecido como Educação Transformadora. A metodologia empregada para responder tais questões se caracteriza como revisão bibliográfica e explicativa. O presente artigo visa refletir sobre as práticas pedagógicas, contrapondo as principais concepções e transformações na educação do país. Diante do exposto, e conforme destaca-se nos resultados e considerações finais, a educação deve ser um processo de humanização, pois é através do conhecimento e da criticidade que se rompem barreiras, bem como paradigmas já estabelecidos na sociedade.

Publicado
2021-07-13
Como Citar
Turski, C., Barroso, V. Z., Soares, R. ., Piaia, C. C., Pinheiro, A. P., Silva, G. Z. da, & Scolari, A. P. (2021). A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO POSSIBILIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO . REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 81-96. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/6