Planejamento dos Processos de Ensino Aprendizagem

A Avaliação como Processo Formativo Discente e Docente

  • Cassiano Dalberto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Andréa Pereira Parente
  • José Marquiel Palhano
  • Luis Hilário Ferrigo
  • Rafael Moraes Soares
  • Patrich Damasseno
  • Juliana Gomes de Macedo

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as diferentes funções da avaliação à luz da Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP) bem como  uma análise da  contribuição do processo de avaliar o ensino como parte do desenvolvimento formativo dos discentes e docentes. Para tal, fez-se uso da metodologia científica de processos de relatos de experiência associada a pesquisa bibliográfica e relatos de experiência em que os sujeitos da pesquisa são docentes e, simultaneamente, discentes do curso de pós-graduação em docência profissional e tecnológica.  Com a intenção de acompanhar a transformação das práticas pedagógicas na formação de docentes-reflexivos e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem, pensamos as contradições das práticas avaliativas em um processo de trabalho coletivo articulado, principalmente, com os autores Perrenoud (1999) e Luckesi (2005). O desdobramento da investigação científica evidencia a transformação dos sujeitos e objetos da pesquisa: nos anos iniciais da carreira docente as avaliações são, na maioria dos casos, pautadas exclusivamente em mecanismos de seleção e, em um segundo momento, as avaliações se diversificam e são pautadas no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: avaliação; processo formativo; docente-pesquisador.

Publicado
2021-07-13
Como Citar
Dalberto, C., Pereira Parente, A. ., Marquiel Palhano, J. ., Hilário Ferrigo, L. ., Moraes Soares, R. ., Damasseno, P. ., & Gomes de Macedo, J. . (2021). Planejamento dos Processos de Ensino Aprendizagem : A Avaliação como Processo Formativo Discente e Docente . REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 162-173. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/7