FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: DE VOLTA À ESSÊNCIA DO FENÔMENO EDUCATIVO

  • ELISANGELA APARECIDA BULLA IKESHOJI Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP)
  • Genivaldo de Souza Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Birigui
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho
Palavras-chave: Educação, Essência, Epoché, Noésis, Noema

Resumo

No presente estudo, temos como principal objetivo apresentar as contribuições das pesquisas produzidas no Brasil, que articulam o paradigma fenomenológico e a educação. De modo específico, em um primeiro momento delinearemos, através de pesquisa bibliográfica, o método fenomenológico a partir do aporte teórico dos intérpretes mais proeminentes desse método, particularmente E. Husserl, no Brasil. Em um segundo momento, apresentaremos o resultado da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, realizada no site do Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil/Lattes/CNPq. Com esses dois procedimentos metodológicos foram evidenciados a importância desse método na pesquisa educacional, bem como os temas envolvidos no fazer pedagógico, estudados na perspectiva fenomenológica, que esclarecem a prática pedagógica e são conteúdos dessa.

Biografia do Autor

Genivaldo de Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Birigui

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor de Filosofia e Filosofia da Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui/São Paulo

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Docente no Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) na Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP), São Paulo

Publicado
2023-02-02
Como Citar
IKESHOJI, E. A. B., Santos, G. de S. ., & Terçariol, A. A. de L. . (2023). FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: DE VOLTA À ESSÊNCIA DO FENÔMENO EDUCATIVO. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 2(2), 01-21. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/72