GÊNEROS TEXTUAIS FERRAMENTA COLABORADO PARA CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO GLOBAL DE TEXTOS LIDOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Os gêneros textuais, com os desdobramentos teóricos, históricos e culturais de suas realizações mais ou menos tipificadas, constituem o ponto de partida para se especificar, com maior precisão, as regularidades sintéticas, semânticas e pragmáticas do texto. Representam a referência mais valida para a apreensão: das regularidades linguistico-comunicativas dos textos; das estratégias para sua adequação e eficácia; da repercussão de tais estratégias na sua superfície e da correlação entre as operações de textualização e os aspectos pragmáticos implicados na atividade verbal. O estudo do texto, nas particularidades concretas de seus gêneros, favorece, portanto, a sistematização e ampliação da competência comunicativa dos usuários da língua. No percurso metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa, ancorada pelo enfoque dialético, teve como técnicas para a coleta de dados o levantamento bibliográfico, observação participante, questionário e oficina: gênero textual convite. Embasou-se em Gadotti ((2012), Soek (2009), Pinto (200), Ghedin (2008), dentre outros importantes autores que discutem sobre a EJA. Sobre gêneros textuais embasaram-se em Marcuschi (apud Dionísio, Machado, Bezerra, 2010), Antunes (2003, 2009), Barbosa (1994), Lakatos (2010), dentre outros. Dessa forma, os resultados são de que o trabalho com os gêneros textuais, disseminado pela educadora são motivadores, estimulam e dão incentivos para o desenvolvimento das habilidades da leitura e escrita de seus educandos.