Os Processos Educativos da População Carcerária Feminina: a promoção do desenvolvimento pelos conceitos andragógicos no Brasil

  • Claudia Alba Natali Malagri FACCAT
  • Gabriela FACCAT
  • Daniel FACCAT
  • Dilani FACCAT
Palavras-chave: Andragogia, Educação, Reabilitação, População Carcerária Feminina, Desenvolvimento

Resumo

O direito à educação é essencial para o desenvolvimento do indivíduo e este deve ser garantido pelo Estado, independentemente da condição de cada um. É pela educação que o ser humano conquista sua autonomia, liberdade e exerce a sua cidadania, portanto, ela pode ser considerada uma estratégia eficaz no processo de reabilitação daqueles indivíduos privados de liberdade, uma vez que contribui para o desenvolvimento do cidadão restaurando a sua dignidade e o seu espaço na sociedade. Pensando na relevância desta temática, esta pesquisa objetiva, através de levantamento bibliográfico identificar o perfil das mulheres privadas de liberdade no Brasil, os caminhos da educação brasileira e a utilização dos modelos andragógicos como proposta para efetivação das competências dessas mulheres. Após análise bibliográfica foi constatada a possibilidade na implantação desses modelos em presídios que já possuem estrutura educacional organizada que proporcionarão mudanças efetivas nas vidas daquelas mulheres e consequentemente a promoção do seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Gabriela, FACCAT

Gabriela Martins Schlesner, Pós-Graduada em Docência do Ensino Médio Técnico e Superior na Área da Saúde pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul e Mestranda em Desenvolvimento Regional PPGDR- FACCAT;

Daniel, FACCAT

DOUTOR EM HISTÓRIA E PROFESSOR E PESQUISADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT). SUAS PESQUISAS PROBLEMATIZAM O PATRIMÔNIO CULTURAL, A PRODUÇÃO DE IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES E OS DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS SOBRE A IMIGRAÇÃO NO SUL DO BRASIL.

Dilani, FACCAT

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e Doutorado em Desenvolvimento Regional pela UNISC (2017). Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.

Publicado
2023-02-02
Como Citar
Alba Natali Malagri, C., Martins Schlesner, G., Luciano Gevehr, D., & Siveira Bassan, D. (2023). Os Processos Educativos da População Carcerária Feminina: a promoção do desenvolvimento pelos conceitos andragógicos no Brasil. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 2(2), 86-1. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/93