EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO:

HISTORICIDADE, APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES CURRICULARES

  • Prof. Luiz Ricardo Universidade Federal de Sergipe
  • Dra. Rosemeri Universidade Federal de Sergipe
  • Dr. Jailton Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Avaliação, Currículo, Ensino Médio

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído com o objetivo de avaliar aquele nível de ensino. Após passar por sucessivas reformulações, tornou-se o principal meio de acesso às Instituições de Ensino Superior do país, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e também pelo Financiamento Estudantil (FIES). O presente estudo teve por objetivo traçar um panorama de evolução do ENEM, discutindo suas aplicações e implicações na educação dos brasileiros. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais em bases analógicas e digitais. Observou-se que o ENEM se firma em teorias tradicionais de ensino e currículo, ao passo em que pode determinar as formas de abordagem do conteúdo pelos docentes, que assumem papel central em sua transmissão. Do mesmo modo, o exame, atualmente, tem como principal foco a inserção dos estudantes no Ensino Superior, para além da formação cidadã.

Biografia do Autor

Prof. Luiz Ricardo, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe.

Dra. Rosemeri, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB). Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe.

Dr. Jailton, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia. Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado
2023-02-02
Como Citar
Oliveira Santos, L. R., Melo e Souza, R., & de Jesus Costa, J. (2023). EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO:: HISTORICIDADE, APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES CURRICULARES. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 2(2), 108-121. Recuperado de https://periodicosideau.emnuvens.com.br/rei/article/view/94