Avaliação por Pares

No que diz respeito ao processo de avaliação dos artigos submetidos à RACI - Revista Administração e Contábeis IDEAU, ele é caracterizado por um sistema de avaliação dupla, compreendendo duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelo Double Blind Review System.

Durante o desk review, os editores analisam anonimamente os artigos recebidos para avaliar sua relevância em relação ao escopo da revista e seu potencial para contribuir significativamente para o conhecimento no campo de estudo do periódico científico. Se necessário, membros do comitê científico são envolvidos no processo pelos editores.

Quando um trabalho submetido não atende às políticas da revista, os autores são informados sobre a decisão em até trinta dias a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review são encaminhados a dois especialistas do corpo de pareceristas da revista para avaliação no Double Blind Review System (Sistema de Revisão Duplo Cego) , ou a pesquisadores externos escolhidos por sua experiência na área de estudo do artigo.

Nesse sistema, tanto os autores quanto os revisores permanecem anônimos durante o processo de avaliação.

  • Autores Anônimos: Os autores submetem seus artigos sem revelar suas identidades aos revisores. Isso significa que os revisores não conhecem os nomes dos autores, instituições de afiliação ou qualquer outra informação que possa identificá-los.

  • Revisores Anônimos: Da mesma forma, os revisores realizam a avaliação sem que sua identidade seja revelada aos autores. Isso busca garantir imparcialidade, eliminando potenciais preconceitos associados à reputação, afiliação ou outros fatores que não estejam diretamente relacionados ao mérito do trabalho.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Eles avaliam os artigos considerando a relevância do tema, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com o uso de referências apropriadas, a adequação dos procedimentos metodológicos, a profundidade e consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, utilizando um formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta fase da avaliação pode durar até um mês, e ao seu término, os autores são informados sobre a decisão editorial.

Quais são os possíveis resultados? Após a avaliação, o Editor tomará uma das seguintes decisões:

  1. Aceito;
  2. Pequenas correções;
  3. Correções requeridas;
  4. Rejeitado.

Após a realização das correções solicitadas, verificadas pelos pareceristas e editores, os artigos passam por revisão ortográfica, gramatical e adequação às normas da revista, além da editoração final do documento.