ANÁLISE DO AMBIENTE PARA A DEFINIÇÃO DO PLANO DE MARKETING NA VENDA DE SERVIÇOS EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
Resumo
O presente estudo buscou desenvolver uma análise de ambiente (SWOT) em uma instituição de ensino superior, a fim de verificar o posicionamento da IES e a necessidade de implementação de um plano de marketing. Desta forma, para a elaboração deste estudo utilizou-se da pesquisa exploratória e descritiva, ainda, aos resultados empregou-se o procedimento técnico qualitativo. Na análise desenvolvida, o indicador Fraqueza, do ambiente interno apresentou necessidade de correção, sendo esses, fatores relacionados com a comunicação da instituição em referência aos serviços prestados. Desta forma para o reparo desenvolveu-se um Plano de Ação que contempla a segunda etapa do Plano de marketing sugerido a Instituição. O Plano de Ação trouxe algumas ações que poderá ser executadas em qualquer momento que a Instituição achar necessário, com o orçamento formado para poder fomentar e consolidar o seu portfólio no mercado, podendo trazer retornos significativos em curto prazo. Ainda, através de uma entrevista com o Diretor de uma das unidades da Instituição foi possível perceber o uso da ferramenta mix de marketing na formulação de seus serviços, e também o marketing de relacionamento. Contudo, percebe-se que é primordial a execução de ferramentas estratégicas que possibilitem verificar o posicionamento da IES, e através dessas, desenvolver ações que adapte e mantenha a instituição às constantes variáveis do mercado educacional, como também atingir a satisfação de seus clientes.